ЦАРСТВО ЭФРИСА: ИСТОРИЧЕСКОЕ РЕЗЮМЕ
Introdução
O Épiro é uma região histórica da península balcânica que cobre parte da Grécia e da Albânia. Na Grécia é uma de suas periferias (Ήπειρος, Epeiros) e na Albânia é a região costeira de Çamëria (Chameria). O nome Épiro vem do grego Ἤπειρος, Epeiros (em grego dórico e no dos nativos do noroeste se usa a palavra Ἅπειρος, Apeiros). Épiro significa "continente". Acredita-se que vêm de uma raiz indo-européia (apero) que indica 'costa'. O nome foi originalmente aplicado para o continente oposto à ilha de Corcira (atual Corfu) e às ilhas jônicas. Abaixo, a região do Épiro entre a Albânia e a Grécia. Segundo a mitologia grega, Épiro a era filha de Equíon que acompanhou Cadmo e Harmonia, quando eles, deixando Tebas, migraram para o interior do país. Épiro morreu na Caônia e foi enterrada num bosque sagrado e seu nome acabou associado à região. Ainda segundo mitologia grega o rio Aqueronte (próximo a cidade de Parga) é um dos afluentes do mítico rio Estíge, o rio que conduzia ao mundo dos mortos. Abaixo, o rio Aqueronte.Historicamente, a região limita-se com a Cadeia do Pindo, a leste; a grande ilha de Corfu e o Mar Jônico, a oeste; o Golfo Ambraciano, ao sul; e a Ilíria, ao norte. Há numerosos planaltos, planícies férteis, vales estreitos e lagoas. O clima é muito úmido, com chuvas abundantes e invernos frios; os rios mais importantes são o Aracto, o Tíamis e o Aqueronte. Na parte central, próximo à Cadeia do Pindo, fica o planalto de Dodona. Na Antigüidade existiu na região um estado helenístico (o reino do Épiro) de breve duração, mas que chegou a fazer parte das lutas políticas dos outros estados gregos e a fazer frente à emergente e poderosa República Romana no século III a.C. As cidades mais importantes eram Dodona, Ambrácia, Cassope, Éfira, Nicópolis e Córcira, esta na ilha de Corfu. No Épiro ficavam dois dos mais famosos oráculos gregos: o de Zeus, em Dodona, e o dos mortos (Necromanteion), em Éfira (ruínas abaixo). Os epirotas, falavam um dialeto grego do noroeste, diferente dos dórios das colônias gregas nas ilhas jônicas e usavam principalmente nomes gregos, como evidenciado pela epigrafia. Os epirotas parecem ter sido vistos com algum desdém por alguns escritores clássicos . O século 5 a.C., o historiador ateniense Tucídides descreve-os como "bárbaros" , como faz Estrabão. Outros escritores, como Dionísio de Halicarnasso, Pausânias e Eutrópio os descrevem como gregos. O historiador Simon Hornblower interpreta os vagos, e às vezes até contraditórios, comentários de Tucídides sobre os epirotas como implicando que eles não eram completamente "bárbaros" nem completamente gregos, mas semelhante a estes últimos. Abaixo, mapa do antigo reino do Épiro. O historiador N.G.L. Hammond opina que a principal estrutura social da epirotas era a tribo e que falavam um dialeto grego do oeste. Plutarco menciona um interessante elemento cultural dos epirotas sobre Aquiles. Em sua biografia do rei Pirro, ele afirma que Aquiles "tinha um status divino no Épiro e no dialeto localele foi chamado ASPETOS" (significando “indizível”, “indizivelmente grande”, em grego homérico). Abaixo, representação de Aquiles (carregando o corpo de Ajáx): Os Eácidas diziam ser descendentes do lendário herói grego.O Épiro foi ocupado pelo menos desde o período neolítico (c. 8000 a.C.), quando os caçadores e pastores habitavam a região e construíram grandes túmulos para enterrar seus líderes. Os túmulos micenos presentes na região indicam uma ligação ancestral entre o Épiro e a civilização micênica. Certamente, restos micenos foram encontrados no Épiro, especialmente nos mais importantes antigos locais religiosos na região, o Necromanteion (Oráculo dos Mortos) sobre o rio Aqueronte, e o Oráculo de Zeus em Dodona. Abaixo, locais dos túmulos micênicos no Épiro.Os dórios invadiram a Grécia a partir do Épiro e da Macedônia, no final do 2 º milênio a.C. (circa 1100 -1000 a.C), embora as razões para a sua migração sejam obscuras. Os habitantes originais da região foram expulsos para o sul da península grega por causa da invasão e pelo início de 1º milênio a.C. três grupos principais de tribos de fala grega tinham surgido no Épiro. Estes foram os caônios, a noroeste do Épiro, os molossos no centro e no sul, os tesprotas. As três tribos diziam-se descendentes dos troianos. Na antiguidade, a região do Épiro foi conquistada pelas mesmas tribos nômades helênicas que conquistaram o resto da Grécia. Abaixo, elmo do tipo coríntio encontrado em Dodona, Épiro. Diferentemente da maioria dos outros gregos da época, que viviam dentro ou em torno de cidades-estados como Atenas ou Esparta, os epirotas viviam em pequenas aldeias e seu modo de vida era estranho ao das cidades gregas do sul. Sua região estava à beira do mundo grego e estava longe de ser pacífica; por muitos séculos manteve-se uma zona fronteiriça contestada pelos povos da Ilíria, da costa do Adriático e do interior. No entanto, dado ao seu afastamento geográfico, o Épiro tinha um significado religioso muito maior do que se poderia esperar devido à presença do santuário e oráculo de Dodona - considerado o segundo mais importante após o mais famoso oráculo de Delfos. Abaixo as tribos do Épiro e suas cidades e povos vizinhos.
Os CaôniosSegundo a mitologia grega, após a guerra de Tróia, Neoptólemo, filho de Aquiles, dirigieu-se para a região do Épiro onde foi seu soberano. Ele trouxe consigo membros da corte troiana. Os caônios dizem derivar de Caon, irmão ou amigo de Heleno, filho de Príamo, rei de Tróia. Quando Heleno se tornou o governante do país deu a Caon uma parte dele para governar, a qual foi chamada Caônia. Os caônios, segundo o geógrafo Estrabão, eram a mais famosa das tribos epirotas. Tinham sua capital na cidade de Fenice, mas seu país eram um conjunto de aldeias e formavam mais um estado tribal do que uma sociedade hierarquizada nos moldes da Grécia clássica, que segundo Aristófanes, entendia que o sistema de governo caônico era um caos. Seu dirigentes eram eleitos anualmente e no IV século a.C. seus dirigentes usavam o título de prostates ('protetor' em grego). Outros termos governamentais usados eram: grammateus ('secretário'), demiourgoi ('criadores'), hieromnemones ('de sagrada memória') e synarchontes ('corgovernantes'). Viveram em constantes combates com as tribos da Ilíria ao norte. Abaixo, ruínas de Fenice, capital dos caônios.
TesprotosSegundo a mitologia grega, Tesproto, filho de Licaão, filho do rei Príamo de Tróia, era o líder dos pelasgos (povos pré-helênicos) e deu nome a um povo e a uma região no Épiro. Seu filho, Ambrax, deu nome a região de Ambrácia no Épiro. Tesproto construiu uma capital, Kychiro, que mais tarde se tornou a cidade de Éfira, onde havia o famoso oráculo dos mortos. Abaixo, ruínas de Éfira.
Os MolossosA história da Molóssia, quanto ao período mais antigo, mantém estreito vínculo com a mitologia grega, uma vez que os antigos molossos eram tidos como descendentes de Molosso, um dos três filhos de Neoptólemo, que era filho do célebre guerreiro Aquiles. Posteriormente Molosso herdou o reino fundado por seu pai e deu nome a região. Da região veio uma raça de cães chamada de molossa por ser utilizada com frequencia pelos pastores da Molóssia. Os molossos ascenderam a uma posição dominante no Épiro. Da dinastia Eácida proveio Olímpia, mãe de Alexandre, o Grande, e Pirro, rei do Épiro que lutou contra os romanos. Abaixo, ruínas do santuário de Dodona, principal cidade dos molossos.
A Ascensão dos Molossos (470 -330 a.C.)Os Eácidas (supostos descendentes de Éaco, avô do herói grego Aquiles) estabeleceram uma dinastia entre os molossos, que conseguiram criar um estado no Épiro em cerca de 370 a.C., expandindo o seu poder à custa de tribos rivais. Os molossos aliaram-se cada vez mais ao ascendente reino da Macedônia e em 359 a princesa molossa Olímpia, sobrinha do rei Arribas do Épiro, casou-se com o rei Felipe II da Macedônia. Ela se tornou a mãe de Alexandre, o Grande. Com a morte de Arribas, Alexandre I, o Molosso, irmão de Olímpia, sucedeu-o no trono com o título de Rei do Épiro.Em 334, enquanto Alexandre, o Grande, atravessava a Ásia para lutar contras os persas, Alexandre Molosso liderou uma expedição ao sul da Itália em apoio das cidades gregas da Magna Grécia contra as tribos italianas vizinhas e a emergente República Romana. Após alguns sucessos no campo de batalha, foi derrotado por Roma e morto em batalha (c. 331 a.C.). Abaixo, locais das campanhas de Alexandre Molosso.
Unificação do Reino de Épiro (330-231 a.C.)Em 330, quando da morte de Alexandre, o Molosso, o termo 'Épiro’ aparece como uma unidade política nos antigos registros gregos pela primeira vez, sob a liderança da dinastia dos Molossos (ou Eácidas). Posteriormente, as cunhagens de moedas dos três grandes grupos tribais epirotas chegou ao fim, e uma nova moeda foi emitida com a legenda epirota. Após a morte de Alexandre I, Eácides do Épiro, o sucedeu e abraçou a causa de Olímpia contra Cassandro nas questões da Macedônia, mas foi destronado em 313. Abaixo, efígies de Olímpia e Cassandro.Pirro, filho de Eácides, ascendeu ao trono em 295. Pirro, sendo um hábil general, foi encorajado a ajudar os gregos de Tarento contra Roma e decidiu dar início a uma grande ofensiva na península italiana e na Sicília. O conflito entre o Reino do Épiro e a República romana foi chamado de Guerras Pírricas. Devido a suas superiores habilidades militares, o exército epirota derrotou os romanos na Batalha de Heraclea (280 a.C.). Posteriormente, as forças de Pirro quase atingiram os arredores de Roma, mas tiveram que recuar para evitar um conflito desigual com um exército romano muito mais numeroso. No ano seguinte Pirro invadiu a Apúlia (279) e os dois exércitos se encontraram na Batalha de Ásculo onde os epirotas obtiveram uma vitória que lhes custou muito. Abaixo, mapa das Guerras Pírricas.Em 277, Pirro capturou a fortaleza cartaginesa de Eryx, na Sicília. Isto levou o restante das cidades cartaginesas aliadas do Épiro se desvinculassem de Pirro. Além disso, ele começou a mostrar um comportamento despótico para com os gregos da Sicília e em breve os sicilianos se inflamaram contra ele. Apesar de ter derrotado os cartagineses em batalha, ele foi forçado a abandonar a Sicília. A campanha italiana de Pirro chegou ao fim após a inconclusiva Batalha de Benevento (275 a.C.).Tendo perdido a maior parte de seu exército, ele decidiu voltar ao Épiro, o que finalmente resultou no término de todas as suas participações nas guerras italianas. Por causa de suas duras e custosas vitórias, “vitória de Pirro” tornou-se o termo é usado frequentemente para uma vitória com custo devastador para o vencedor.
A Liga Epirota (231-167 a.C.)Em 233 a.C., a rainha Deidamia, a última remanescente da casa real dos Eácidas, foi assassinada. Sua morte trouxe uma extinção abrupta para a família real epirota e uma república federativa foi criada, embora com território diminuído, visto que a Acarnania ocidental declarou sua independência e os etólios conquistaram Ambrácia, Amfilóquia e o restante do norte do Golfo Ambraciano. A capital novo epirota foi estabelecida em Fenice, o centro político do caônios. As razões para a queda rápida da dinastia Eácida provavelmente são complexas. A pressão que os etólios devem ter desempenhado de um lado, e a aliança com a Macedônia pode ter sido impopular e, além disso, havia, talvez, as tensões sociais. No entanto, o Épiro permaneceu um estado substancial unificado sob a égide da Liga Epirota como um estado federativo com seu próprio parlamento (ou Sinédrio). Abaixo a Etólia e as regiões que conquistou do Épiro: Ambrácia e Acarnania.Nos anos seguintes, o Épiro enfrentou a ameaça crescente da expansionista República Romana, a qual enfrentou em uma série de guerras a Macedônia. A Liga manteve-se neutra nas duas primeiras Guerras Macedônicas (214 – 205 e 200-196 a.C.), mas dividiu-se na Terceira Guerra Macedônica (171-168 a.C.), com os molossos apoioando os macedônios e os caônios e tesprotas apoiando Roma. O resultado foi desastroso para o Épiro: a Molóssia foi conquistada por Roma em 167; 150.000 de seus habitantes foram escravizados e a região foi tão devastadoramente saqueada que levou 500 anos para o Épiro central se recuperar totalmente. Abaixo, a expansão da República Romana no segundo século a.C.
REFERÊNCIAS
http://www.e-grammes.gr/maps/epirus.jpg
http://en.wikipedia.org/wiki/Epirus_(ancient_state)
http://en.wikipedia.org/wiki/Epirus_(region)
http://en.wikipedia.org/wiki/Chaonians
http://www.ammoudia.co.uk/informations/ammoudia-informations/nekromanteion-of-acheron.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Thesprotians
. Это была также, которая вызвала горькие религиозные споры и могла заставить вас сходить с ума.
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Introdução
O Épiro é uma região histórica da península balcânica que cobre parte da Grécia e da Albânia. Na Grécia é uma de suas periferias (Ήπειρος, Epeiros) e na Albânia é a região costeira de Çamëria (Chameria). O nome Épiro vem do grego Ἤπειρος, Epeiros (em grego dórico e no dos nativos do noroeste se usa a palavra Ἅπειρος, Apeiros). Épiro significa "continente". Acredita-se que vêm de uma raiz indo-européia (apero) que indica 'costa'. O nome foi originalmente aplicado para o continente oposto à ilha de Corcira (atual Corfu) e às ilhas jônicas. Abaixo, a região do Épiro entre a Albânia e a Grécia.
Segundo a mitologia grega, Épiro a era filha de Equíon que acompanhou Cadmo e Harmonia, quando eles, deixando Tebas, migraram para o interior do país. Épiro morreu na Caônia e foi enterrada num bosque sagrado e seu nome acabou associado à região. Ainda segundo mitologia grega o rio Aqueronte (próximo a cidade de Parga) é um dos afluentes do mítico rio Estíge, o rio que conduzia ao mundo dos mortos. Abaixo, o rio Aqueronte.
Historicamente, a região limita-se com a Cadeia do Pindo, a leste; a grande ilha de Corfu e o Mar Jônico, a oeste; o Golfo Ambraciano, ao sul; e a Ilíria, ao norte. Há numerosos planaltos, planícies férteis, vales estreitos e lagoas. O clima é muito úmido, com chuvas abundantes e invernos frios; os rios mais importantes são o Aracto, o Tíamis e o Aqueronte. Na parte central, próximo à Cadeia do Pindo, fica o planalto de Dodona.
Na Antigüidade existiu na região um estado helenístico (o reino do Épiro) de breve duração, mas que chegou a fazer parte das lutas políticas dos outros estados gregos e a fazer frente à emergente e poderosa República Romana no século III a.C. As cidades mais importantes eram Dodona, Ambrácia, Cassope, Éfira, Nicópolis e Córcira, esta na ilha de Corfu. No Épiro ficavam dois dos mais famosos oráculos gregos: o de Zeus, em Dodona, e o dos mortos (Necromanteion), em Éfira (ruínas abaixo).
Os epirotas, falavam um dialeto grego do noroeste, diferente dos dórios das colônias gregas nas ilhas jônicas e usavam principalmente nomes gregos, como evidenciado pela epigrafia. Os epirotas parecem ter sido vistos com algum desdém por alguns escritores clássicos . O século 5 a.C., o historiador ateniense Tucídides descreve-os como "bárbaros" , como faz Estrabão. Outros escritores, como Dionísio de Halicarnasso, Pausânias e Eutrópio os descrevem como gregos. O historiador Simon Hornblower interpreta os vagos, e às vezes até contraditórios, comentários de Tucídides sobre os epirotas como implicando que eles não eram completamente "bárbaros" nem completamente gregos, mas semelhante a estes últimos. Abaixo, mapa do antigo reino do Épiro.
O historiador N.G.L. Hammond opina que a principal estrutura social da epirotas era a tribo e que falavam um dialeto grego do oeste. Plutarco menciona um interessante elemento cultural dos epirotas sobre Aquiles. Em sua biografia do rei Pirro, ele afirma que Aquiles "tinha um status divino no Épiro e no dialeto localele foi chamado ASPETOS" (significando “indizível”, “indizivelmente grande”, em grego homérico). Abaixo, representação de Aquiles (carregando o corpo de Ajáx): Os Eácidas diziam ser descendentes do lendário herói grego.O Épiro foi ocupado pelo menos desde o período neolítico (c. 8000 a.C.), quando os caçadores e pastores habitavam a região e construíram grandes túmulos para enterrar seus líderes. Os túmulos micenos presentes na região indicam uma ligação ancestral entre o Épiro e a civilização micênica. Certamente, restos micenos foram encontrados no Épiro, especialmente nos mais importantes antigos locais religiosos na região, o Necromanteion (Oráculo dos Mortos) sobre o rio Aqueronte, e o Oráculo de Zeus em Dodona. Abaixo, locais dos túmulos micênicos no Épiro.
. Это была также, которая вызвала горькие религиозные споры и могла заставить вас сходить с ума.
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Os dórios invadiram a Grécia a partir do Épiro e da Macedônia, no final do 2 º milênio a.C. (circa 1100 -1000 a.C), embora as razões para a sua migração sejam obscuras. Os habitantes originais da região foram expulsos para o sul da península grega por causa da invasão e pelo início de 1º milênio a.C. três grupos principais de tribos de fala grega tinham surgido no Épiro. Estes foram os caônios, a noroeste do Épiro, os molossos no centro e no sul, os tesprotas. As três tribos diziam-se descendentes dos troianos. Na antiguidade, a região do Épiro foi conquistada pelas mesmas tribos nômades helênicas que conquistaram o resto da Grécia. Abaixo, elmo do tipo coríntio encontrado em Dodona, Épiro. Diferentemente da maioria dos outros gregos da época, que viviam dentro ou em torno de cidades-estados como Atenas ou Esparta, os epirotas viviam em pequenas aldeias e seu modo de vida era estranho ao das cidades gregas do sul. Sua região estava à beira do mundo grego e estava longe de ser pacífica; por muitos séculos manteve-se uma zona fronteiriça contestada pelos povos da Ilíria, da costa do Adriático e do interior. No entanto, dado ao seu afastamento geográfico, o Épiro tinha um significado religioso muito maior do que se poderia esperar devido à presença do santuário e oráculo de Dodona - considerado o segundo mais importante após o mais famoso oráculo de Delfos. Abaixo as tribos do Épiro e suas cidades e povos vizinhos.
Os Caônios
Segundo a mitologia grega, após a guerra de Tróia, Neoptólemo, filho de Aquiles, dirigieu-se para a região do Épiro onde foi seu soberano. Ele trouxe consigo membros da corte troiana. Os caônios dizem derivar de Caon, irmão ou amigo de Heleno, filho de Príamo, rei de Tróia. Quando Heleno se tornou o governante do país deu a Caon uma parte dele para governar, a qual foi chamada Caônia. Os caônios, segundo o geógrafo Estrabão, eram a mais famosa das tribos epirotas. Tinham sua capital na cidade de Fenice, mas seu país eram um conjunto de aldeias e formavam mais um estado tribal do que uma sociedade hierarquizada nos moldes da Grécia clássica, que segundo Aristófanes, entendia que o sistema de governo caônico era um caos. Seu dirigentes eram eleitos anualmente e no IV século a.C. seus dirigentes usavam o título de prostates ('protetor' em grego). Outros termos governamentais usados eram: grammateus ('secretário'), demiourgoi ('criadores'), hieromnemones ('de sagrada memória') e synarchontes ('corgovernantes'). Viveram em constantes combates com as tribos da Ilíria ao norte. Abaixo, ruínas de Fenice, capital dos caônios.
Tesprotos
Segundo a mitologia grega, Tesproto, filho de Licaão, filho do rei Príamo de Tróia, era o líder dos pelasgos (povos pré-helênicos) e deu nome a um povo e a uma região no Épiro. Seu filho, Ambrax, deu nome a região de Ambrácia no Épiro. Tesproto construiu uma capital, Kychiro, que mais tarde se tornou a cidade de Éfira, onde havia o famoso oráculo dos mortos. Abaixo, ruínas de Éfira.
Os Molossos
A história da Molóssia, quanto ao período mais antigo, mantém estreito vínculo com a mitologia grega, uma vez que os antigos molossos eram tidos como descendentes de Molosso, um dos três filhos de Neoptólemo, que era filho do célebre guerreiro Aquiles. Posteriormente Molosso herdou o reino fundado por seu pai e deu nome a região. Da região veio uma raça de cães chamada de molossa por ser utilizada com frequencia pelos pastores da Molóssia. Os molossos ascenderam a uma posição dominante no Épiro. Da dinastia Eácida proveio Olímpia, mãe de Alexandre, o Grande, e Pirro, rei do Épiro que lutou contra os romanos. Abaixo, ruínas do santuário de Dodona, principal cidade dos molossos.
A Ascensão dos Molossos (470 -330 a.C.)
Os Eácidas (supostos descendentes de Éaco, avô do herói grego Aquiles) estabeleceram uma dinastia entre os molossos, que conseguiram criar um estado no Épiro em cerca de 370 a.C., expandindo o seu poder à custa de tribos rivais. Os molossos aliaram-se cada vez mais ao ascendente reino da Macedônia e em 359 a princesa molossa Olímpia, sobrinha do rei Arribas do Épiro, casou-se com o rei Felipe II da Macedônia. Ela se tornou a mãe de Alexandre, o Grande. Com a morte de Arribas, Alexandre I, o Molosso, irmão de Olímpia, sucedeu-o no trono com o título de Rei do Épiro.
Em 334, enquanto Alexandre, o Grande, atravessava a Ásia para lutar contras os persas, Alexandre Molosso liderou uma expedição ao sul da Itália em apoio das cidades gregas da Magna Grécia contra as tribos italianas vizinhas e a emergente República Romana. Após alguns sucessos no campo de batalha, foi derrotado por Roma e morto em batalha (c. 331 a.C.). Abaixo, locais das campanhas de Alexandre Molosso.
Unificação do Reino de Épiro (330-231 a.C.)
Em 330, quando da morte de Alexandre, o Molosso, o termo 'Épiro’ aparece como uma unidade política nos antigos registros gregos pela primeira vez, sob a liderança da dinastia dos Molossos (ou Eácidas). Posteriormente, as cunhagens de moedas dos três grandes grupos tribais epirotas chegou ao fim, e uma nova moeda foi emitida com a legenda epirota. Após a morte de Alexandre I, Eácides do Épiro, o sucedeu e abraçou a causa de Olímpia contra Cassandro nas questões da Macedônia, mas foi destronado em 313. Abaixo, efígies de Olímpia e Cassandro.
Pirro, filho de Eácides, ascendeu ao trono em 295. Pirro, sendo um hábil general, foi encorajado a ajudar os gregos de Tarento contra Roma e decidiu dar início a uma grande ofensiva na península italiana e na Sicília. O conflito entre o Reino do Épiro e a República romana foi chamado de Guerras Pírricas. Devido a suas superiores habilidades militares, o exército epirota derrotou os romanos na Batalha de Heraclea (280 a.C.). Posteriormente, as forças de Pirro quase atingiram os arredores de Roma, mas tiveram que recuar para evitar um conflito desigual com um exército romano muito mais numeroso. No ano seguinte Pirro invadiu a Apúlia (279) e os dois exércitos se encontraram na Batalha de Ásculo onde os epirotas obtiveram uma vitória que lhes custou muito. Abaixo, mapa das Guerras Pírricas.Em 277, Pirro capturou a fortaleza cartaginesa de Eryx, na Sicília. Isto levou o restante das cidades cartaginesas aliadas do Épiro se desvinculassem de Pirro. Além disso, ele começou a mostrar um comportamento despótico para com os gregos da Sicília e em breve os sicilianos se inflamaram contra ele. Apesar de ter derrotado os cartagineses em batalha, ele foi forçado a abandonar a Sicília. A campanha italiana de Pirro chegou ao fim após a inconclusiva Batalha de Benevento (275 a.C.).Tendo perdido a maior parte de seu exército, ele decidiu voltar ao Épiro, o que finalmente resultou no término de todas as suas participações nas guerras italianas. Por causa de suas duras e custosas vitórias, “vitória de Pirro” tornou-se o termo é usado frequentemente para uma vitória com custo devastador para o vencedor.
A Liga Epirota (231-167 a.C.)
Em 233 a.C., a rainha Deidamia, a última remanescente da casa real dos Eácidas, foi assassinada. Sua morte trouxe uma extinção abrupta para a família real epirota e uma república federativa foi criada, embora com território diminuído, visto que a Acarnania ocidental declarou sua independência e os etólios conquistaram Ambrácia, Amfilóquia e o restante do norte do Golfo Ambraciano. A capital novo epirota foi estabelecida em Fenice, o centro político do caônios. As razões para a queda rápida da dinastia Eácida provavelmente são complexas. A pressão que os etólios devem ter desempenhado de um lado, e a aliança com a Macedônia pode ter sido impopular e, além disso, havia, talvez, as tensões sociais. No entanto, o Épiro permaneceu um estado substancial unificado sob a égide da Liga Epirota como um estado federativo com seu próprio parlamento (ou Sinédrio). Abaixo a Etólia e as regiões que conquistou do Épiro: Ambrácia e Acarnania.
Nos anos seguintes, o Épiro enfrentou a ameaça crescente da expansionista República Romana, a qual enfrentou em uma série de guerras a Macedônia. A Liga manteve-se neutra nas duas primeiras Guerras Macedônicas (214 – 205 e 200-196 a.C.), mas dividiu-se na Terceira Guerra Macedônica (171-168 a.C.), com os molossos apoioando os macedônios e os caônios e tesprotas apoiando Roma. O resultado foi desastroso para o Épiro: a Molóssia foi conquistada por Roma em 167; 150.000 de seus habitantes foram escravizados e a região foi tão devastadoramente saqueada que levou 500 anos para o Épiro central se recuperar totalmente. Abaixo, a expansão da República Romana no segundo século a.C.
REFERÊNCIAS
http://www.e-grammes.gr/maps/epirus.jpg
http://en.wikipedia.org/wiki/Epirus_(ancient_state)
http://en.wikipedia.org/wiki/Epirus_(region)
http://en.wikipedia.org/wiki/Chaonians
http://www.ammoudia.co.uk/informations/ammoudia-informations/nekromanteion-of-acheron.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Thesprotians
http://www.e-grammes.gr/maps/epirus.jpg
http://en.wikipedia.org/wiki/Epirus_(ancient_state)
http://en.wikipedia.org/wiki/Epirus_(region)
http://en.wikipedia.org/wiki/Chaonians
http://www.ammoudia.co.uk/informations/ammoudia-informations/nekromanteion-of-acheron.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Thesprotians
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